H2DENIM

Não necessita de redução nem de oxidação.

As tonalidades mais claras nos artigos denim têm vindo a tornar-se uma tendência.
Para desgastar a cor intensa do índigo no seu estado original e se alcançarem tons mais fashion, são aplicados muitas vezes processos de descoloração que requerem elevadas quantidades de hipoclorito de sódio, oxidante forte que liberta cloro, o qual é bastante tóxico e nocivo. Não menos comum é o recurso ao permanganato de potássio, pedra-pomes, jacto de areia e outros processos de abrasão mecânicos com recurso a escovas e lixas, entre outros, extremamente pejudiciais para a saúde dos trabalhadores e para o ambiente. Mesmo as alternativas mais recentes, para além de incorrerem num consumo elevado de energia electrica, obrigam a um elevado investimento para adquirir esses novos equipamentos.


Para além do Denim, sarjas mais grossas, a tecnologia H2DENIM oferece a vantagem de poder ser usada noutros materiais mais delicados, mais finos ou produzidos a partir de fibras mais sensíveis como viscose, modal, cupro, lyocell, linho, ramie ou cânhamo.
A tecnologia H2Denim assenta num processo simples e curto que não necessita de redução nem oxidação. O H2Denim é apresentado sob a forma de uma dispersão estável e homogénea, algo que não se consegue utilizando apenas o índigo. A nossa formulação é fornecida pronta a ser aplicada por um processo de exaustão, utilizando um agente de fixação específico. Trata-se de um processo bem mais simples, que permite obter directamente no tecido ou malha, assim como em peça confeccionada, boa igualização e em simultâneo o efeito desgastado e envelhecido, tão ao gosto de quem procura este tipo de efeitos.
O tingimento é realizado a 60ºC durante 1 hora, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, seguido de 2 enxaguamentos de 10 minutos à temperatura ambiente. Dependendo do desgaste pretendido e/ou requisitos de solidez, poderá ser realizada lavagem para remover o excesso de índigo.
Depending on intended wearing down desired and/or fastness requirements, an additional washing may be performed to remove excess indigo.
 
Para efeitos de desgaste mais acentuados ou de maior contraste ao nível das costuras, no caso de peça confeccionada, pode ser realizada uma lavagem enzimática ou alternativa. Recomenda-se secagem em tumbler.

Os processos de lavagem e desgaste do Denim são muito poluentes Os processos de descoloração, necessários para obtenção de uma tonalidade semelhante à que se consegue com o H2DENIM, são normalmente realizados com hipoclorito de sódio. Com H2DENIM, o processo é muito menos poluente e muito mais curto, uma vez que o efeito desgastado é obtido logo com o próprio tingimento, sem necessidade de descolorar.
© 2020 CARDOWEB
PT